terça-feira, 19 de janeiro de 2010

RELATO DE UM INFARTO




RELATO DE UM INFARTO

A cada ano de atitudes modificadas é um ano de superação da doença de aterosclerose, que não tem cura é degenerativa, mas pode ser estabilizada.
Por ser uma pessoa que tinha valores de vida distorcidos, era indisciplinado, displicente com a própria saúde e sempre achando que era imbatível, com uma soberba, que não podia perder nunca, sempre correndo atrás da máquina, sempre pensando em dinheiro, dinheiro, dinheiro, como ganhar mais dinheiro, trabalhava de domingo a domingo. Quando dei por mim estava em uma ambulância UTI descendo a rua que passava todos os dias, mas desta vez sem saber o que aconteceria, e a gravidade do que me esperava...
Quando alguém reclamava do meu cigarro nem me importava. Fumei em restaurantes, em lugares fechados, aonde tive vontade de fumar. Fumava quando acordava, antes de dormir e de madrugada. E muito, quando estava nervoso. Também muito estressado.
Muitas e muitas desculpas para não praticar um esporte ou ter um tempo para o lazer.
Não dei crédito ao histórico familiar em relação à saúde, a tal hereditariedade.
Nunca me preocupei com a alimentação, as pizzas, queijos, presuntos, maioneses, costelas entre outros são uma satisfação, inclusive os ataques à geladeira na madrugada. Comer é muito bom. Sem fazer exames e saber como está a sua saúde. Quem procura acha! Quem não procura também!
Que este relato não se torne algo chato, mais um alerta, porque antes de tudo o que aconteceu eu achava tudo isto uma grande besteira. Espero poder fazer com que algumas pessoas possam refletir e agir previamente e não passem pelo que vivenciei.

INFARTO

. 07 de outubro de 2004 – Infarto do Miocárdio.
. 15 de outubro de 2004 - Cirurgia de Revascularização Miocárdica 4 pontes (ocluidas após 30 dias).
. 03 de dezembro de 2004 - Implante de 06 Stents.
. 03 de dezembro de 2005 - Implante de 02 stents.
. 2006 – Exames sem nenhum procedimento.
. 17 de novembro de 2007 - Implante de 01 stent.
. 2008 – Nenhum procedimento foi necessário.
. 2009 – Nenhum procedimento foi necessário.
. 2010 -- Nenhum procedimento foi necessário.
Procedimentos realizados de 2004 a 2011

2004 - Cateterismo 02, Angioplastia 01 (implante de 6 stents).
2005 - Cateterismo 01, Angioplastia 01 (implante de 2 stents), Cintilografia de perfusão miocárdica 01, Teste ergométrico 01.
2006 - Cateterismo 01, Cintilografia de perfusão miocárdica 01, Teste ergométrico 01.
2007 - Cateterismo 01, Angioplastia 01 (implante de 1 stents), Angiotomografia computadorizada 01, Cintilografia de perfusão miocárdica 01, Teste ergométrico 01.
2008 - Teste ergométrico 01.
2009 - Cintilografia de perfusão miocárdica 01.
2010 - Teste Ergométrico - 22 fev. / Angiotomografia - 25 mar.
2011 - cintilografia de perfusão miocardio - 21 mar.

PROCEDIMENTOS: Maratona de um coração

Data: 15/10/2004
Diagnóstico: Insuficiência Coronariana
Cirurgia: Revascularização Miocárdica - Mamária Esquerda>ME -Mamária Direita>DA - Radial Esquerda>DD - Artéria Gastroepiplóico>VP/CD

Data: 24/11/2004
Tipo do exame: Cateterismo cardíaco esquerdo com Coronariografia, ventriculografia esquerda e estudo da revascularização miocárdica.
Coronária Direita: apresenta-se com ateromatose difusa com uma lesão crítica; excêntrica e segmentar no seu 1/3 médio comprometendo a origem do ramo descendente posterior. Observamos enchimento retrogrado do enxerto gastroepiplóico até sua origem.
Coronária Esquerda:
Tronco Esquerdo: tronco curto apresenta-se com uma lesão crítica, excêntrica e segmentar comprometendo o segmento proximal da artéria descendente anterior.
Descendente Anterior: apresenta-se com lesão crítica no segmento proximal.
Circunflexa: apresenta-se com uma lesão suboclusiva no 1/3 proximal.
By Pass Aorto Dglis: apresenta-se no corpo do enxerto radial uma lesão avaliada em 60%.
Mamaria interna esquerda parada: apresenta-se com hipofluxo difuso não enchendo o leito nativo.
Mamaria interna direita: apresenta-se com hipofluxo. Observamos discreto enchimento da artéria nativa.
Ventriculografia: volume sistólico aumentado de grau leve devido área de acinesia da parede ínfero basal.
Válvula mitral: competente.
Tronco celíaco: apresenta-se com uma lesão suboclusiva no seu óstio comprometendo o fluxo do enxerto gastroepiplóico para coronária direita.

Data 03/12/2004
Tipo do exame:
Angioplastia coronariana de vasos múltiplos com implante de STENT e ultra-som intra vascular.
Coronária direita: apresenta-se com ateromatose difusa ao longo de todo o seu trajeto e lesão moderada no seu 1/3 médio e uma lesão suboclusiva no seu segmento distal, a qual foi submetida à angioplastia com implante de um STENT medicamentoso permanecendo com ausência de lesão residual. O ramo ventricular posterior que é de grande tamanho e calibre, apresenta-se com lesão suboclusiva, a qual foi submetida à angioplastia com implante de dois STENTS convencionais permanecendo com ausência de lesão residual.
Coronária esquerda:
Tronco esquerdo: tronco curto, avaliado com ultrassom intravascular demonstrando uma área luminal preservada dando origem a artéria descendente anterior.
Descendente anterior: apresenta-se com uma lesão crítica no seu 1/3 proximal, a qual foi submetida à angioplastia com implante de um STENT recoberto com medicamento permanecendo com ausência de lesão residual.
Circunflexa: apresenta-se totalmente ocluida, a qual foi submetida à recanalização mecânica e dilatação com cateter balão com implante se dois STENTS recobertos com medicamento, permanecendo com ausência de lesão residual.

Data 07/11/2005
Tipo de exame: Cateterismo cardíaco esquerdo com coronariografia, ventriculografia esquerda e reestudo de revascularização miocárdica.
Coronária direita: apresenta-se com boa evolução angiográfica, no local submetido previamente a implante de STENT e uma ateromatose difusa ao longo de todo seu trajeto. O ramo ventricular posterior apresenta boa evolução angiográfica no local submetido previamente a implante de STENT, observando reenchimento retrogrado do enxerto gastroepiploíco.
Coronária esquerda:
Tronco esquerdo: tronco curto apresenta-se com lesão avaliada em 50% em seu 1/3 distal, dando origem à artéria descendente anterior, que se apresenta com uma lesão avaliada em 80% no seu óstio.
Circunflexa: apresenta-se com ateromatose difusa ao longo de todo seu trajeto, observando lesão suboclusiva no óstio do ramo ventricular posterior.
By pass aorto coronariano: não foram observados enxertos pérveos.
Mamaria direita: apresenta-se totalmente ocluida em seu 1/3 proximal, não observando enchimento coronariano.
Mamaria esquerda: apresenta-se totalmente ocluida em seu 1/3 proximal, não observando enchimento coronariano.
Ventriculografia: volumes e mobilidade preservados.
Válvula mitral: competente.

Data 03/12/2005
Tipo de exame: angioplastia coronariana de vasos múltiplos, implante de STENT e avaliação com ultrassom intravascular.
Coronária esquerda:
Tronco esquerdo: tronco curto apresenta uma placa aterosclerótica de grau moderado no seu 1/3 distal, envolvendo-se com uma lesão severa no óstio da artéria descendente anterior. Essas duas lesões foram submetidas à angioplastia com implante de STENT farmacológicos, permanecendo com ausência de lesão residual.
Circunflexa: de grande tamanho e calibre, apresenta boa evolução angiográfica no local submetido a implante de STENT e observamos no primeiro ramo diagonalis, uma lesão crítica excêntrica segmentar, no seu 1/3 proximal, sendo submetida a implante de um STENT farmacológico, permanecendo com ausência de lesão residual.

Data 28/10/2006
Tipo de exame: cineangiocoronariografia (cateterismo).
Avaliação diagnóstica com ultrassom intracoronário de Tronco de Coronária Esquerda em direção à artéria Descendente anterior. Observamos no Tronco da coronária esquerda e no 1/3 proximal da artéria descendente anterior stents previamente implantados que, apresentam-se com mínimo grau de hiperplasia neointimal ao longo dos segmentos avaliados.
Avaliação diagnóstica com ultrassom intracoronário de artéria circunflexa. Observamos STENT previamente implantado no 1/3 proximal deste vaso que, apresenta-se com hiperplasia neointimal de grau leve ao longo de todo o segmento avaliado.

Data 10/11/2007
Tipo de exame:
cateterismo cardíaco esquerdo com coronariografia, ventriculografia esquerda e reestudo de revascularização miocárdica.
Coronária direita: apresenta-se com ateromatose difusa observando uma lesão avaliada em 60-70% em seu 1/3 médio no bordo proximal do STENT previamente implantado, com boa evolução angiográfica.
Coronária esquerda:
Tronco esquerdo: tronco curto normal apresenta-se com boa evolução angiográfica em local submetido previamente a implante de STENT.
Descendente anterior: apresenta-se com boa evolução angiográfica em local submetido previamente ao implante de STENT.
Circunflexa: apresenta-se com boa evolução angiográfica em local submetido previamente ao implante de STENT. Observamos no bordo distal uma lesão avaliada em 40-50%.
Ventriculografia: volumes preservados. Observamos uma hipocontratilidade discreta da parede anterior.
Válvula mitral: competente.

Data 17/11/2007
Tipo de exame: angioplastia coronariana de vaso único, implante de STENT e avaliação com ultrassom intravascular.
Coronária direita: apresenta-se em seu segmento médio lesão obstrutiva em grau severo na avaliação com ultrassom intravascular, sendo submetida a implante de um STENT farmacológico com sucesso, permanecendo com ausência de lesões no local.

Data 08/11/2007
Tipo de exame:
Angiotomografia - Tomografia computadorizada das artérias coronárias.
Técnica: angiografia das artérias coronarianas por tomografia computadorizada de múltiplos detectores com injeção de contraste iodado não iônico.

Nestes dois últimos anos, 2008 e 2009, não fiz nenhum procedimento para a implantação de stents.
Tenho procurado mudar de atitudes diariamente em relação a minha saúde, e a minha cabeça, que hoje é muito mais importante do que tudo que eu imaginava ser prioritário na vida de alguém. O que importa mesmo é viver a vida com saúde.

2 comentários:

  1. pode se dizer, com bastante propriedade que este é o relato de um renascimento, do início de uma nova vida. Parabéns pela vida renascida, pelo texo explicativo e pela coragem de mudar. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  2. Participei de toda a maratona do coração do Maluche, internações, exames, cateterismos e angioplastias, aos quais ansiosamente calculava o tempo dos procedimentos para saber dos resultados. Vivênciei, participando de palestras e cursos; assistindo alguns dos procedimentos através de uma video conferência em tempo real. Participei da capacitação do Programa Salva Coração DEA da Fundação InterAmericana do Coração. Continuamos participando desta maratona, mas com a certeza de que cada atitude é um resultado positivo. Parabéns pela suas mudanças. Somos uma dupla! Denise

    ResponderExcluir